Plano de arborização de Porto Velho é discutido em seminário

A arborização urbana em guia Porto Velho está sendo discutida. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em 2012 foram plantadas mais de 23 mil mudas. Um seminário sobre o assunto será realizado para analisar projetos ambientais voltados para a arborização da cidade, além de oficinas na cidade de Porto Velho para a população.

Ainda em andamento e com previsão de conclusão para este ano, um projeto analisa diversidades de espécies de plantas e lugares na capital que necessitaram receber um processo de arborização. Eduardo Johnson, arquiteto e urbanista, acredita que assuntos deste tipo devem ser discutidos com mais frequência e para evitar danos ao meio ambiente, a cidade deve receber o plantio de espécies adequadas.

“Nós temos observado que as espécies que são plantadas nas vias públicas. Muitas árvores foram plantadas em áreas inadequadas para aquele tipo de espécie e, com isso, as pessoas acabam cortando já que vão quebrando as calçadas onde elas foram plantadas”, explica Eduardo.





O funcionário público Adsson Miranda conta que é perceptível as mudanças, mas elas estão acontecendo aos poucos. Para Adsson, a cidade precisa melhorar em muitos aspectos, uma delas é a fiscalização de projetos voltados para o meio ambiente.

“Eu cheguei aqui numa época que tinha bastantes árvores. Com o crescimento desordenado, muitas árvores foram derrubadas. A gente vê o poder político plantando mudas pela cidade, mas não vemos a manutenção ou proteção. E com isso, acaba sendo destruído ou desaparecendo”, conta o funcionário público.

Uma discussão sobre o Plano Diretor de Arborização acontecerá na capital entre os dias 15 e 17 de maio, onde trabalhos científicos, voltados para o tema, serão apresentados, analisados e avaliados. A população também poderá participar nas mini-oficinas que serão realizadas. O evento acontece no Teatro Banzeiros, em Porto Velho (Estado RO), a partir das 9h.

Fonte: G1





Deixe seu comentário