Prefeitura implantará Projeto Educativo sobre o trânsito em Escolas Municipais em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, na manhã de terça-feira (30/04), esteve em reunião com representantes do Departamento Estadual de Transito (Detran) para acompanhar a explanação do plano “Se Essa Rua Fosse Minha”. A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), onde o prefeito esteve acompanhado pelos secretários Carlos Guttemberg e Carlos Guimarães, secretário e secretário adjunto da Semtran; Marcos Rocha e Francisca das Chagas, secretário e secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação (Semed); Marcelo Hagge, da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e por técnicos dessas pastas.

O plano é uma iniciativa de ação educativa quanto aos problemas e a formas de comportamentos adequados no trânsito. Destina-se a alunos da 4ª e 5ª séries da educação fundamental e deve ser introduzido nas escolas na cidade de Porto Velho da rede pública municipal.

A exposição, realizada pelo coronel Carvalho e pela professora Gildete, representantes do Detran, detalhou formas pelas quais o projeto deve ser implantando por meio de cartilhas, que serão distribuídas nas escolas e utilizadas pelos professores para abordarem os temas. Haverá uma preparação para capacitar os professores, tendo à frente desse serviço dois docentes que pertencem aos quadros da Semed, e que já vêm atuando na Coordenadoria de Educação no Trânsito, e a contratação de uma empresa terceirizada, que deverá proporcionar cursos de qualificação.





Na ocasião, o secretário da Semtran, Carlos Guttemberg, aproveitou para apresentar ao prefeito e aos participantes do encontro o projeto da Escola Vivencial, que deve ser implantado brevemente em Porto Velho (Estado RO), proporcionando mudanças no processo de educação e habilitação dos motoristas do município.

Sobre o projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, o prefeito disse tratar-se de uma importante ação entre Detran e Semtran para se trabalhar com os pilares do trânsito, que são a educação, fiscalização e a engenharia de tráfego. “Dessa forma, o pilar da ação educativa pode ser realizada com as crianças, nas escolas, estando o Detran investindo recursos no conteúdo e em parte da estrutura do projeto e o município abrindo espaços e disponibilizando seus recursos humanos para que se realize esse serviço à população”, declarou o prefeito.

O projeto deverá envolver diretamente 6.600 alunos. “Levando-se em conta os pais e os professores, que estarão também envolvidos com os trabalhos, estaremos envolvendo, ao menos, umas 30.000 pessoas com atividades educativas sobre o trânsito. Para um município que tem tido tantos problemas nesse campo, temos certeza que é um passo muito importante que estamos dando no sentido de trabalharmos pela diminuição dos índices negativos que há tantos anos vem se apresentando em nossa cidade”, frisou Nazif.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Velho

 





Deixe seu comentário