Prefeitura promove encontro para debater sobre resíduos sólidos no dia 18 de abril em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reuniu-se na quinta-feira passada (04/04) com Edjales Brito, secretário municipal de Meio Ambiente (Sema) e Antônio Geraldo Afonso, secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo na cidade de Porto Velho (Semdestur), para tratar das relações do município com os catadores de resíduos sólidos e com as instituições ligadas a essa atividade. Na reunião estiveram presentes também alguns técnicos dessas secretárias e o casal Olavo e Elza Nienow, que atuam como assessores voluntários dos catadores de resíduos sólidos de Porto Velho.

De acordo com o secretário da Sema a reunião sobre a situação dos catadores em Porto Velho é mais uma demonstração do interesse que essa gestão municipal tem pelo assunto dos resíduos sólidos e também das condições humanitárias de quem lida com esse material. “O prefeito sempre procura observar os problemas de uma maneira prática, por isso essa reunião com a dona Elza e seu Olavo, referente aos catadores de resíduos de nossa cidade foi muito proveitosa para que ficasse agendada uma grande reunião com os interessados no assunto, a fim de que a prefeitura consiga ouvir a todos e também expor sua visão no comprometimento geral com o assunto”, explicou o secretário.





Para o casal de assessores, a reunião demonstrou a grande sensibilidade com que o prefeito analisa esse assunto. “Saímos dessa reunião com muito otimismo. A categoria dos catadores tem tido pouca atenção dos poderes públicos no sentido de valorizar seu trabalho e sua inclusão social e produtiva. Essa reunião demonstrou o interesse da prefeitura em ser parceira dos catadores e promover a inclusão da categoria no processo de reciclagem de resíduos sólidos no município de Porto Velho”, afirmou Olavo Nienow.

Para o prefeito, a reunião foi relevante, pois proporcionou esclarecimento sobre as condições como atuam esses segmentos no município e possibilitou agendar uma grande reunião desse setor para pensar coletivamente em formas de trabalhos que harmonizem interesses sociais com interesses de incremento à produção de negócios nessa área.

Encontro

O evento que deverá reunir os catadores autônomos, as três associações e a cooperativa que atuam no setor de resíduos sólidos em Porto Velho acontecerá no dia 18 de abril, às 15 horas, no teatro Banzeiros. São convidadas todas as pessoas e instituições que demonstram interesse pelo assunto.

“A Política Nacional de Resíduos Sólidos orienta haver maior incremento da categoria dos catadores para que se possa associar crescimento de renda às preocupações com o meio ambiente e com a qualidade de vida nas cidades. Então, para nós é um segmento que merece ser tratado com prioridade absoluta. E nos processos de construção da nossa política, esse setor será sempre acolhido com respeito para ser ouvido e ser chamado a participar. A Prefeitura, com certeza, vai fazer sua parte promovendo a qualidade de vida ao mesmo tempo em que estará procurando oferecer possibilidades de obtenção de renda para esse setor”, esclarece Edjales Brito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Velho





Deixe seu comentário