Centro Psicossocial de Porto Velho está sem remédios, dizem pacientes

Pessoas que precisam retirar os medicamentos controlados no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de guia Porto Velho não conseguem. O motivo é a falta de medicamentos na unidade, que segundo alguns servidores, que não quiseram se identificar, é constante. A direção do Caps afirma que os medicamentos estão em processo de compra.

O Caps funciona como uma rede de distribuição básica de medicamentos e atende tanto aos usuários do Sistema Único de Saúde na cidade de Porto Velho (SUS) quanto particulares. Diariamente são entregues cerca de cinco mil comprimidos.





A técnica de enfermagem Regina Vasconcelos não encontrou os medicamentos que foi buscar para pacientes com paralisia cerebral. Antônio Fernando, pai de um paciente, salienta que o problema é antigo e diz que há alguns meses tem comprado a medicação da filha porque não encontra o remédio no Caps. “A informação é de que não tem esse remédio e que a gente deveria adquirir nas farmácias. Quer dizer, mas nem todo mundo tem poder aquisitivo pra isso”, reclama Antônio.

O mesmo ocorreu com a Josefina Rodrigues, que precisa de três medicamentos controlados. “Eu tenho que dar meu jeito pra comprar, sair pedindo dos vizinhos, senão eu entro em crise, ai eu vou lá pro [Pronto-Socorro] João Paulo ficar jogada”, diz Josefina.

Sem o medicamento, muitos pacientes perdem prazo da receita, de 30 dias, e são obrigados a retornarem ao médico para conseguir outra. “Como não tem o medicamento, eu vou ter que passar pelo médico pra revalidar a receita”, diz Antônio Barboza, paciente do Caps.

De acordo com a direção da unidade o processo de compra dos medicamentos teve início, mas em alguns casos, os remédios não estão sendo encontrados no mercado.

Fonte: G1





Deixe seu comentário