Memorial Rondon Porto Velho

Memorial Rondon Porto Velho, que traz a exposição permanente “Rondon, o Marechal da Paz”, já se consolidou como uma das grandes atrações turísticas de Porto Velho, apresentando para o público todos os detalhes da vida do militar e sertanista que dá nome ao Estado. São projeções de documentários, fotos raras, maquetes, textos e objetos usados por Rondon, totalizando mais de 400 itens, tudo isso em ambiente climatizado.

As edificações do museu e as obras de urbanismo foram feitas pela Santo Antônio Energia e o Memorial foi inaugurado no final de 2015.

Memorial Rondon Porto Velho

Memorial Rondon Porto Velho História

O Memorial, construído ao longo de aproximadamente 11 meses de trabalho, foi implantado pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva e é, hoje, o maior acervo sobre Rondon em exposição no País. Participaram desse projeto, junto com a Brigada, a Assembleia Legislativa do Estado; a Superintendência Estadual da Juventude, da Cultura do Esporte e do Lazer; a Superintendência Estadual de Turismo; as empresas Santo Antônio Energia; a Termonorte Energia; a Memória Civelli; além de outras agências governamentais e de outros parceiros.

A área escolhida para a montagem desse espaço de estímulo à cultura e de valorização de nossa história foi a localidade de Santo Antônio do Madeira (Porto Velho), onde Rondon concluiu, há um século, a Linha Telegráfica.

Memorial Rondon Porto Velho Acervo

Trata-se de um projeto “cinefotobiográfico” que mostra a vida e a obra de Rondon (1865-1958) por meio de projeções de documentários e traz, dentre muitas outras exposições, cenas originais da Comissão Rondon (1912-1930) e filmes dirigidos e produzidos por Mario Civelli. O visitante também poderá apreciar painéis de fotos raras (1880-1958); textos que assinalam a participação dessa personalidade em fatos históricos importantes; recriações cenográficas feitas a partir de fotos do cotidiano das expedições da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas Estratégicas; maquetes de postos telegráficos construídos no Estado de Rondônia e do “tacos do Amarante”; mapas históricos; fotos de família; pôsteres e fotos históricas de Porto Velho e da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; documentos; e cartas.





Encontram-se expostas, também, réplicas de materiais de acampamento, um telégrafo da época em pleno funcionamento, uma cabana típica e maquetes. Todo esse acervo revela as condições e os desafios pelos quais os desbravadores tiveram de passar nessa aventura de interligar a fronteira oeste ao restante do País. Rondon é o único brasileiro a dar nome a um Estado e a um meridiano terrestre (o de número 52, que se chama Meridiano Rondon), além de ter o seu nome gravado em letras de ouro na Sociedade de Geografia de Nova York, dentre os cinco maiores exploradores do planeta e o que mais se aventurou por terras tropicais.

Vagas Memorial Rondon Porto Velho – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Memorial Rondon Porto Velho.

Horário de Funcionamento Memorial Rondon em Porto Velho

  • Diariamente das 10h às 16h

Onde fica, Endereço e Telefone Memorial Rondon em Porto Velho

  • Estr. de Santo Antônio, 4863 – Militar – Porto Velho – RO
  • Telefone: (69) 3216.2438

Mapa de localização